sexta-feira, dezembro 21, 2007

Cheiro a natal!

Hoje recebi uma encomenda de uma amiga a Alemã (Thank you so much Annette), que mas fez me lembrar todas as recordações boas que tenho do natal. O pacote estava embrulhado como um presente, será possível receber recordações de natal numa caixinha como prenda de natal? A resposta é sim, dentro do pacote estavam umas saquetas de chá de erva-doce e baunilha; foi o cheiro a erva doce (ou funcho) que me lembrou o natal. Às vezes basta um cheiro, um som ou canção, uma imagem, para relembrar daquilo que já pensávamos há muito esquecido. Não consegui evitar e deixei sair algumas lágrimas… Todos os anos lembro-me de ver a mesa da ceia de natal cheia de bolos alguns com erva-doce, todos os tipo filhoses, um tronco de natal, azevias, o bolo rei e para a refeição na véspera o bacalhau, e no dia de natal às vezes carne de borrego outras vezes carne de porco. Às vezes pergunto-me porque é que as nossas lembranças, incluindo a do natal, acabam sempre em comida, acho que é parte do que é ser Português, é o estar com a família ou os amigos partilhando uma mesa grande e farta, partilhando aquilo que temos de melhor.
E para quê tanta divagação? Tudo isto porque este natal será o primeiro que não vou passar em Portugal, pode parecer que não é uma coisa assim com tanta importância uma vez que o natal é mais o estar como aqueles que se ama, mas não estar no meu país de deixa-me de alguma forma muito triste. Sinto falta de todos aqueles que deixei para trás para viver esta aventura, sinto falta de não poder estar presente nos momentos em que mais sou precisa, sinto falta de partilhar os momentos felizes e não tão bons das suas vidas, sinto falta de fazer diferença nas suas vidas!

Um feliz natal para todos vós! Aproveitem este natal para passar mais uma vez com a pessoas que são importantes para vocês!

Ps: Comam bacalhau, filhoses também por mim…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já comi por nós os dois!!!!

sábado, dezembro 29, 2007  
Blogger Kazu said...

Ana, feliz 2008!!! :)

sábado, dezembro 29, 2007  
Blogger Ana Paula said...

obrigado kazu, feliz ano Novo pra ti tb! Beijocas

domingo, janeiro 06, 2008  

Enviar um comentário

<< Home