terça-feira, julho 29, 2008

Bonecas japonesas num funeral chamado festa!

Pois é foi no passado fim de semana que tive a oportunidade de participar na festa de aniversário do meu Laboratório. Comemorava-se os 10 anos de sua existência sob a alçada do meu actual orientador!
Preludio: Como tem estado um calor desgraçado nestes ultimos tempos aqui em Kyoto, que se entenda que é a mesma temperatura que em Portugal (atao por é me tou a queixar?) mas com humidade brutalmente mais elevada, como muito bem dizia um amigo do Canadá ontem, é como se pegasse da humidade toda do Japão e a despejassem em Quioto!! Mas continuando, eu lá pensei como é formal a ocasião levo um vestinho, qualquê!! quando em conversa com um colega de laboratório ele me pergunta o que vou vestir e respondo um vestido, ele como uma cara de pânico pergunta se já consultei o nº3 sobre o assunto, eu pensei que não tinha que consultar ninguém sobre o que visto...tava enganada!! Nesse dia aprendi a palavra 目立つ (metatsu) que em japonês significa sobressair, o nº3 disse-me que não podia levar um vestido porque iria sobressair muito, como se a minha cara não fosse o suficiente para sobressair dentre da multidão nipónica! Acabei por levar um fato meio acinzentado a cair para o preto com um top branco.
A festa: É nestas coisas é que se nota a diferença da Europa para o Japão, toda a gente (mas toda gente mesmo, até a mulheres) estavam vestidos de fato negro e camisa branca, nota 0 para originalidade do vestuário...escusado será dizer que parecia mais um funeral que outra coisa! Mesmo assim ainda sobressaí bastante o cinza do meu fato é brilhante...

As bonecas Japonesas: este foi o cognome que eu consegui arranjar para o aconteceu depois, quando o pessoal mais velho deu um pequeno discurso a agradecer o que o professor fez por eles e a resumidamente contar o seu percurso de vida profissional e pessoal (não imaginam a quantidade de vezes que ouvi, "fui Pai há 1 mês atrás", "Vou ser Pai este mês" bem até aqui tudo bem... a informação é daquelas que nem aquece nem arrefesse.

Agora nas antigas estudantes mulheres que ainda eram algumas cerca talvez de 8, algo que me causou alguma surpresa confesso dado ao lobby machista Japonês, a coisa foi bastante mais interessante! Começamos com "Ah eu nunca trabalhei porque me casei e tive dois filhos", pensei ok a mulher é livre de fazer essa opção se assim bem entender, "Ah eu trabalhei um ano na empresa X e depois casei-me" ora aqui à segunda já começa a ser coincidência , "Ah eu trabalho na empresa Y" aqui há mulher, assim é que é! "Ah eu vou casar-me para o mês que vem", "Ah eu ainda estou a trabalhar mas casei-me o mês passado" leia-se na entrelinhas que se vai demitir brevemente! Depois destes discursos comecei a sentir que atmosfera do publico femenino na festa era de competição para mostrar às outros quem é que ainda não tinha conseguido marido! Começei-me a sentir um pouco de parte, até pedi em casamento os meus colegas de laboratório ainda descomprometidos...mas ninguém me quiz !
E isto tudo para dizer que na sociedade Japonesa é bem visto o facto de a mulher estudar mas depois de casar é para tomar conta dos filhotes...imagino o que conhecimentos em mecânica dos solos podem fazer pela educação de uma criança! Enfim...ainda têm um longo percurso a percurrer em termos de emancipação as mulheres/bonecas Japonesas!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fato cizento brilhante? mas ias para alguma discoteca?
PM

sábado, agosto 02, 2008  
Blogger antonio_subtil said...

funeral tipo festa... numa disco

sábado, agosto 02, 2008  
Blogger Ana Paula said...

sim...era suposto ser uma festa!e como eu não sou conformista lá fui destacar-me da multidão com um cinzentinho brilhante!!

terça-feira, agosto 05, 2008  

Enviar um comentário

<< Home