quarta-feira, junho 06, 2012

Transito de Venus

Pois é, hoje tive a rara oportunidade de testemunhar ao vivo um raro evento Astronomico, o transito de Venus. É engraçado, estava hoje um Professor do Departamento de Fisica a dizer-nos que a primeira vez que o transito de Venus foi previsto for em 1627 por Kepler  para 1631 nao foi visto por ninguem por causa de erros nos calculos sobre a localizacao no globo onde seria visivel, pois nao haviam computadores e calculadoras. Desde entao a ocasiao do transito de Venus tem sido utilizada como investigacao cientifica para determinar a distancia da Terra ao Sol por triangulação. O de 1769  tem um significado especial para as gentes Australianas.  Isto porque foi para ver o transito de Venus que o Capitão James Cook embarcou para o Tahiti e acabou por tambem explorar a Australia e a Nova Zelandia. 



Esta foto foi tirada la na Faculdade a uma projeccao de um telescopio de medio tamanho num dos poucos minutinhos em que o ceu nao esteve nublado. Tive de facto muito sorte com a foto, até para ver umas manchas solares, para além do obvio ponto que representa Venus.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tu estás a dizer que a australia foi descoberta porque o cook queria ver o trânsito de vénus? hummm

antónio

segunda-feira, junho 18, 2012  
Blogger Ana Paula said...

Pois esse topico e um bocado polemico, porque apesar de maior parte dos Australianos acreditar que a Australia for decoberta pelo Cook quando ele viajou em 1769 para o Tahiti para ver o transito de Venus (1770 na Australia), ha algums documentos que sugerem que possam ter sido os Holandeses ou os Portugueses quem realmente avistaram pela 1 vez Australia em 1606 (164 anos mais cedo que o Cook).
Pelo o que sei, o registo oficial eh atribuido ao Cook!!

segunda-feira, junho 18, 2012  

Enviar um comentário

<< Home