segunda-feira, dezembro 01, 2014

Sprinter e Sprummer

Olhando para o título do post, parece que vou escrever sobre coisas estranhas, mas é uma ilusão, Sprinter e Sprummer não são mais que nomes de estações do ano. Hoje quando cheguei ao Google, apareceu uma imagem de gente na praia com bóias, achei estranho. Afinal o que é que 1 de Dezembro tem de especial. Pois, na Austalia, aparentemente foi o primeiro dia de verão isto porque há boa maneira Australiana, temos o Sprinter and Sprummer a substituir parte do Inverno e a Primavera. Fiquei curiosa e resolvi investigar.

Recentemente um biólogo propôs cinco estações em vez das convencionais quatro estacoes!  Quem diria que depois de tanto tempo, Vivaldi tem que se levantar da cova e compôr pelo menos mais um andamento especialmente para os Australianos.  

E como é que esta novas estações funcionam? Agora aqui está a verdadeira razão pela a qual, ninguém nunca quer deixar a Australia depois de cá viver por uns tempos. O verão dura 4 meses comparado com Outono e Inverno só com 2 meses cada. Tenho de admitir que até faz sentido, aqui o Inverno quase não se sente... E as flores começam a florir em pleno Inverno. No passado pensei que andava tudo ao contrário com a mudança de clima, mas parece que isto já tem andado a acontecer à algumas décadas. A poluição e o buraco do ozono só veio acentuar o fenómeno. Em baixo está a equivalência do sistema convencional para o novo. 

Displaying


Aqui fica um artigo do SMH para mais detalhes.